sexta-feira, 24 de julho de 2009

Geografia nas férias

A gripe A e a Latitude.

Ultimamente os noticiarios tem abordado com grande frequencia os casos de gripe suina e eu acabei notando que os paises que registram casos da doença ficam em latitudes superiores aos quinze grau tanto norte quanto sul e alguns podem estar me perguntando o que isso tem de importante?
É simples conforme foi trabalhado com meus alunos do 6º ano as latitudes menores apresentam médias de temperaturas mais altas que são prejudiciais ao virus, nesse caso ao da gripe A (também conhecida como gripe suina). Esse fato parece ser bem trivial até certo ponto desnecessário, mas ocorre que os fatores climaticos (trabalhados nos 6º e 7º ano) são facilitadores de virus e consequentemente um agravador dessa doença.
Assim notamos países com condições climaticas mais amenas (grande quantidade de chuva, variação climática e invernos mais prolongados como os países que registram muitos casos dessa doença), mesmo o méxico com clima quente e seco tem uma variação de temperatura muito grande que facilita a transmissão do virus.
Tenham todos cuidado com a Gripe A e lembre-se que essas doenças tem um importante componente geográfico...

2 comentários:

  1. professor, qual seria a causa de agora, o Brasil é o pais que registra mais mortes com a gripe A?

    ResponderExcluir
  2. Barbara desculpe a demora em responder, mas o que ocorre o brasil teve um periodo de encubação do virus que foi facilitado pelo inverno, fora isso apenas os Estados Unidos tem uma população maior do que a nossa entre os países com mais casos, depois disso ainda temos que lembrar que muitos casos são escondidos e/ou nem entram para as estatisticas o que pode camuflar a real situação de uma região nos Estados Unidos isso parece ter acontecido no brasil com certeza houve muito mais casos da Gripe A do que foi noticiado... espero ter respondido sua duvida... beijos...

    ResponderExcluir