segunda-feira, 13 de julho de 2009

Geografia nas férias.


Nas férias estamos longe das salas de aula, mas a geografia não para nunca ela é muito ativa nesse período estaremos tratando alguns temas que fazem parte do nosso dia-a-dia e não tomamos conta de como eles afetam a nossa vida, ou são curiosos, relevantes etc... curtam as férias e façam a geografia acontecer...


O leite nosso de cada dia.


Nas férias aproveitei o tempo para fazer minhas compras mensais com mais calma e me espantei com o preço do leite longa vida, no entanto, me questionei por que o leite está tão caro?
Com certeza muitos fizeram essa análise, mas a causa é desconhecida, ou melhor, era:
A alta do leite se deve a dois fatores principais, o primeiro que é a entre safra leiteira (diminuição sazonal na produção de leite- isso se deve ao período onde muitas vagas esperam filhote e, por isso, são colocadas em trabalhos menores de ordenha) pelo aumento mundial no consumo de leite em pó, sobretudo para o mercado externo como o dólar ainda vale mais que o real é mais interessante para os produtores exportar o leite em pó do que vender o leite longa vida no mercado interno.
O aumento se deve a uma redução na produção do produto onde os produtores aumentam os preços provocando um efeito em cascata que chega ao consumidor muito mais elevado do que o normal... Assim espera-se que o valor do leite comece em uma jornada descendente a partir de meados de agosto, apesar de o ritmo de queda ser sempre mais lento do que o de alta o segundo semestre apresenta um cenário mais favorável a produção. A alta do leite no semestre é quase 10x mais do que a alta da inflação e economicamente as regiões com grande produção de leite não tiveram grandes problemas com o clima como chuvas constantes, geadas, secas prolongadas, etc... Esperamos que o nosso café-da-manhã volte a ficar mais barato.


Próximo texto: planejamento urbano - o que vai acontecer com a estrada de m'boi mirim? não percam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário