domingo, 19 de julho de 2009

Geografia nas férias



Monotrilho e planejamento urbano.








Estes dias recebi um e-mail do meu amigo Daniel sobre um projeto de implantação de um monotrilho na estrada de m'boi mirim, esse monotrilho iria substituir o atual corredor de ônibus por um trilho no qual passaria vagões com rodas na verdade se trata de uma adaptação do conhecido expresso tiradentes que já foi chamado de fura-fila e tudo mais, contudo devemos pensar no custo benefício de tal medida.

A princípio os monotrilhos são mais ecologicamente corretos e carregam mais passageiros do que os ônibus, contudo são mais estreitos do que os ônibus atuais que são tema de constantes reclamações da população, pelo fato de ser difícil de transitar pelos corredores dos coletivos atuais. Além segundo divulgado pelo jornal Folha de São Paulo o custo aproximado é de R$ 50 milhões por km um custo muito mais alto do que do mêtro. Mas devemos avaliar e ponderar alguns pontos:


Primeiro porque tal obra demoraria alguns anos e afetaria consideravelmente o fluxo de carros e ônibus por toda a via que já é caótica com o corredor imagine o trânsito com o corredor sendo quebrado meia pista interditada e apenas um faixa para o fluxo de veiculo?

A burocracia e lentidão por parte de nossa secretaria de obras para a liberação de verbas e consequentemente de uma licitação minimamente ordeira para escolha de uma empresa para fazer o monotrilho e depois da empresa que vai opera-lo já que partiremos do principio que um novo tipo de transporte requer uma nova licitação. A questão legal sobre como serão tratados os contratos com as empresas de ônibus que operam pela região, são todas questão de grande complexidade.

Enfim esse texto levanta um ponto trabalhado com os meus alunos de 6º ano como é que podemos desenvolver nossa cidade de modo sustentável e ordeiro, como fica o planejamento urbano tão necessário para nossa cidade. Não seria mais pratico para nossa região tentar promover a urbanização de algumas favelas tão conhecidas que nos cercam? Investir em saneamento basico nas áreas que não tem esgoto que são muitas? trabalhar as regiões que começaram a ser arrumadas e depois estaão com obras paralisadas? Vale realmente investir em transito? Conseguiremos aguentar de modo minimamente decente o tempo necessário até esse monotrilho ficar pronto? Vale lembrar que o tal do fura-fila começou na gestão Pita e só veio ser inaugurado na gestão Kassab, conte quantos foram os prefeitos que passaram por nossa prefeitura... para ilustrar meus queridos alunos do 6º ano que nasceram por volta de 1998 já tinha o projeto do fura-fila façam as contas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário