quarta-feira, 15 de abril de 2009

Geografia do continente africano.


Esse texto foi uma sugestão da Aluna Joyce do oitavo ano para podermos entender um pouco porque a Africa é um continente tão abandonado e cheio de problemas o caso de Ruanda pode ser aplicado com algumas pequenas nuances em qualquer outro país do continente que enfrentou uma Guerra Civil. (Imagem de um campo de refugiados em Ruanda).


A Triste história de Ruanda.


Ao estudarmos o continente africano não podemos deixar de lado a miséria, a fome, às doenças endêmicas e a intolerância étnica presente em vários países deste continente, entretanto um caso merece destaque infelizmente pelas atrocidades que se cometeram nesta nação, RUANDA.
Este pequeno país é fruto de um dos grandes erros cometidos no continente africano, a divisão entre tribos que até certo ponto se toleravam e viviam de maneira ordeira, mas por volta de 1932, alguns colonizadores criaram um documento de identificação étnica, que separou os tutsis e os hutus (essas são as duas etnias mais importantes do continente que precisamos conhecer para entender o que se passou lá) entre outras e despertou uma intolerância que não existia de modo tão belicoso.
Tudo aumentou quando algumas potências européias nomearam apenas os tutsis para os cargos de mais alto comando do país e ai as outras etnias sentiram-se desprestigiadas e fomentou o ódio entre as tribos fora isso, essas mesmas nações em especial a França ajudaram essa elite a adquirir várias armas aos tutsis e outras tantas aos hutus armando a população para uma guerra destrutiva e cada vez mais inevitável. Após as potências européias deixarem o país a maioria hutu chegou ao poder e impôs um governo baseado na criminalidade e no revanchismo contra a minoria tutsi que se armou na clandestinidade com armamento contrabandeado por Israel, China, Egito, França, Rússia entre outros. Esse armistício que começou por volta da década de 60 atingiu seu ápice no início da década de 90.Vários acordos e reuniões na tentativa de encontrar a paz foram tomados, contudo o discurso não foi para a prática e os tratados ficaram e morreram no papel em que foram escritos os sinais se tornavam visíveis, mas as grandes nações e a ONU ignoraram todos eles e em 1994 teve início a guerra civil. Calcula-se que mais de um milhão de pessoas morreram na guerra civil ruandesa, entretanto muitas das nações envolvidas nesse processo como os Estados Unidos do grande presidente Bill Clinton pediram desculpas a população daquele país, mas de que isso servirá se ainda hoje em 2009 essa nação africana ainda sofre as conseqüências daquele terrível acontecimento histórico.

6 comentários:

  1. gostei muito do texto, e o que me surpreendeu mais, foi o fato de essa guerra ter começado por volta da década de 30 e até hoje não se dar por terminada.
    Realmente é muito frustante, em pleno século 21 , termos um país nessas condições.

    ResponderExcluir
  2. Joyce esse é mais um retrato de uma disputa que começou na verdade no início do século XX no chamado de imperialismo ou processo de colonização do continente africano e a divisão territorial da África foi a mais desastrosa possível e por isso o continente é tão miserável...

    ResponderExcluir
  3. professor, estou lendo um livro que aparentemente fala sobre a época de Hitler, mas ainda não está muito claro para mim o que ele fez pra ser tão mau assim. Acho que seria legal falar um pouco sobre esse "DITADOR"...

    ResponderExcluir
  4. bem * falar da vida de hitler é um assunto mais para história do que para geografia. mas tentarei ajudar...

    ResponderExcluir
  5. ah, a * é sua bárbara aluna do 8º ano :)

    ResponderExcluir
  6. bah assiste o filme "A Queda" é baseado em fatos reais e da uma ótima idéia sobre o que foi o poder do ritler... beijos...

    ResponderExcluir