domingo, 15 de março de 2009

O motivo da terceira guerra mundial


A Próxima disputa territorial – A guerra pelo continente gelado.

Nas aulas de geografia do sexto e sétimo ano do ensino fundamental II em muitos momentos os alunos levantaram a possibilidade de uma guerra mundial por causa da água potável no mundo que a cada dia que passa se torna mais escassa, contudo uma nova perspectiva surgiu em nossa mente neste ano de 2009.
Nos maravilhosos debates com os alunos do 8º ano discutimos sobre o continente da Antártida e sua importância para a economia global e a questão de ser um continente que não tem “dono” nenhum e também pode reservar uma infinidade de riquezas minerais e animais muito preciosos para as grandes potências. Mas porque isso ocorre?
A Antártida é uma área internacional na qual 27 nações têm bases e investem e investigam esse continente riquíssimo em petróleo, carvão, manganês entre outros minérios de muita relevância mundial, além do krill (um crustáceo típico da região da Antártida) que já é disputado por algumas nações. É fato que quando os acordos internacionais sobre a exploração da Antártida acabarem veremos uma nova discuta e guerras de interesses para aumentar a área de ocupação que inevitavelmente vai desembocar na terceira guerra mundial então chegaram à conclusão de que a água é um recurso de muita importância para a vida na Terra, contudo a Antártida é uma realidade muito mais próxima e com certeza pode ter um desfecho péssimo para a sociedade global antes mesmo do colapso da falta d’água. Parabéns aos alunos por levantarem essa nova perspectiva muito refinada e que merece ser acompanhada de perto por todos nós.

5 comentários:

  1. O interessante dassa história é que o aquecimento global está ai, sendo que o acordo acabara em 2041 ,se não me engano. Será que tudo vai estar como está ? com certeza se a posse da antardida for consedida a um país que pouco se emporta com o fato, estará dando ainda mais motivos para que esse preblema se agrave.

    ResponderExcluir
  2. Joyce essa questão também é de suma importância inevitavelmente as nações que hoje são as maiores poluidoras do mundo (China, EUA, Jaopão) conseguiram uma fatia muito grande da Antártida até por força de seus governos e exército, mas temos que ter esperança de que a situação não vai piorar mais do que já está, apesar da tendência ser de uma piora constante nesse quadro, vamos aguardar e torcer para que tudo saia da melhor maneira possível...

    ResponderExcluir
  3. mas professor, seria possivel algum desses recursos que a Antartida tem acabar até essa decisão em 2014? (não encontrei o filme ainda)

    ResponderExcluir
  4. Bárbara os recursos da Antartida não foram explorados em larga escala ainda porque a questão ambiental é bem polêmica, no entanto, é certo que não o que aumenta ainda mais esse debate, alguns estudos mostram que as reservas de petróleo poderiam durar mais de 100 com os niveis de consumo de hoje...

    ResponderExcluir
  5. professor relativoo ao teatro me manda um link pq nao encontro algo concreto sobre rpoqueiro, tentei mais nao consequi se encontrar ma manda?
    xauu dayy

    ResponderExcluir